O Brasil tem um grande potencial em energia eólica devido às suas extensas áreas costeiras e a presença de vários estados com ventos fortes e constantes. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o país possui um potencial de geração de energia eólica de cerca de 500 GW, mais de dez vezes a capacidade instalada atual.
O Brasil é atualmente o oitavo maior produtor mundial de energia eólica e a geração de energia eólica tem crescido rapidamente nos últimos anos, com uma capacidade instalada de mais de 20 GW. A energia eólica é responsável por cerca de 10% da matriz energética brasileira e tem sido uma importante fonte de energia renovável e limpa.
Alguns dos principais estados produtores de energia eólica no Brasil são o Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul, que possuem um grande potencial devido às suas condições climáticas favoráveis. O setor eólico no Brasil tem sido impulsionado por políticas governamentais de incentivo às energias renováveis, bem como por investimentos privados em projetos de grande escala. O país tem um grande potencial de crescimento na geração de energia eólica, que poderia contribuir significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a diversificação da matriz energética brasileira.